JÜRGEN MOLTMANN E A CONTRIBUIÇÃO DA TEOLOGIA DA ESPERANÇA PARA O PENTECOSTALISMO CLÁSSICO

Autores

  • Geidesson Cristian Silva UCAM Prominas

Palavras-chave:

Escatologia pentecostal clássica, Esperança utópica, Jürgen Moltmann

Resumo

O texto apresenta como a noção escatológica do pentecostalismo clássico implica na vida dos fiéis na sociedade. Em determinados períodos demonstrou-se ascética e apática, despolitizada e sectária, anunciando uma “fuga-mundi”. A concepção de abandono de todos os deveres, pois o fim do mundo estava próximo, demonstrava a espera iminente da volta de Cristo. Essa concepção ramificou-se em alguns grupos cristãos e teve repercussões em movimentos como o pentecostalismo clássico brasileiro. Propomos a teologia da esperança moltmanniana como uma contribuição a teologia deste movimento, por se tratar de uma esperança utópica que milita na história, sendo ativa no encontro do ser humano com Deus. Para a realização desta análise utilizou-se textos clássicos da escatologia pentecostal e os escritos do Teólogo alemão Jürgen Moltmann, apresentando uma síntese do pensar escatológico de ambos e expondo as contribuições que Moltmann pode oferecer ao pentecostalismo clássico.

Biografia do Autor

Geidesson Cristian Silva, UCAM Prominas

Graduado em Ciências teológicas pela Faculdade Boas Novas, Foi Professor do Instituto Teológico Shallon. Pós Graduando em Docência do Ensino Superior e Antropologia pela UCAM Prominas. Missionário pela Junta de missões Boas Novas no Norte de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

07/05/2018

Como Citar

Silva, G. C. (2018). JÜRGEN MOLTMANN E A CONTRIBUIÇÃO DA TEOLOGIA DA ESPERANÇA PARA O PENTECOSTALISMO CLÁSSICO. Revista De Estudos Pentecostais Assembleianos, 3. Recuperado de https://repas.emnuvens.com.br/revista/article/view/15

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.