A TEOLOGIA FEMININO-CARISMÁTICA DE FRIDA VINGREN

Autores

  • Gutierres Fernandes Siqueira Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Frida Vingren, Feminilidade, Masculinidade, Teologia Pentecostal, Carisma, Assembleia de Deus

Resumo

A missionária Frida Vingren é a primeira teóloga das Assembleias de Deus no Brasil. A marca de sua teologia é o carisma do Espírito Santo e o papel da mulher na construção do Reino de Deus. A senhora Vingren, dessa forma, representa a continuação de uma longa tradição cristã, nascida especialmente na teologia lucana, que é a teologia feminino-carismática. Essa construção teológica, diferente da Teologia Feminista da Libertação, não trabalha com bases ressentidas e nem quer subtrair a masculinidade, mas, trabalha conjuntamente pelo reconhecimento da igualdade na ação coletiva do Espírito Santo. O grande legislador Moisés desejou que todos fossem profetas (Números 11.29) e o profeta Joel profetizou o derramamento do Espírito sobre toda carne (Joel 2.28-29), portanto, pela ação carismática do Espírito, todos, não importando o gênero, podem ser revestidos de poder.

Biografia do Autor

Gutierres Fernandes Siqueira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus (FAPCOM) e pós-graduado em Mercado Financeiro e de Capitais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro e professor de EBD na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém em São Paulo (SP). Edita há 10 anos o Blog Teologia Pentecostal.

Downloads

Publicado

05/10/2017

Como Citar

Siqueira, G. F. (2017). A TEOLOGIA FEMININO-CARISMÁTICA DE FRIDA VINGREN. Revista De Estudos Pentecostais Assembleianos, 2. Recuperado de https://repas.emnuvens.com.br/revista/article/view/10

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.